#03 - Arquiternura

Assunto: Ateliê de Projeto I

Olá queridos leitores,
estava com saudades de postar e por várias vezes fiz alguns rascunhos mas não tive tempo de terminar para compartilhar algo bonito, rs.
Bom, meu 3º período já está finalizando e faltam algumas provas de 2ª chamada e talvez umas duas provas finais. Éééérr, isso ai! Tá pensando que é só desenhar e brincar de "The Sims"? Me lasquei em Topografia e Sistemas Estruturais, rs. Mas vamos que vamos!!!

Bom, o meu primeiro Ateliê (como nomeamos na UVV) foi dividido em algumas etapa durante o semestre:
1º Bimestre (em grupo):
I etapa - Urbanização e Planejamento de 4 áreas vazias no entorno de um bairro real. Chamamos essas áreas de Glebas. Foi preciso projetar ruas, quadras e lotes, baseados no PDM (Plano Diretor Municipal), que normatiza a urbanização e arquitetura.
II etapa - Urbanização, paisagismo, detalhamentos de uma determinada Gleba, além da projeção de um Condomínio Residencial. Essa etapa deu um trabalhinho, principalmente a parte de planejar o estacionamento.
Ps: Não tenho imagem das pranchas de desenhos entregues. :s

2º Bimestre (individual):
Ps: O Bimestre foi dividido em pequenas etapas mas vou resumir.
Proposta: Habitação Social Evolutiva. Baseou-se na implantação de uma habitação mutável (ou seja, uma casa que pode ser expandida ou modificada, de acordo com a necessidade do morador, mas com um projeto pré-definido). Essa habitação foi disposta em um lote, inserido em uma das Glebas do bimestre anterior, e a casa foi reproduzida nos outros lotes da quadra, representando um pequeno condomínio de casas.
Para a estória da família fictícia do meu projeto eu escolhi os personagens do desenho The Flintstones.
Segue história (Clique na imagem para ampliar):
   

A partir disso, foi preciso estudo de conforto térmico, plantas baixas, estudo de fachada, estudo de circulação de ventilação, estudos + estudos + estudos. E continuo achando que ainda tinha mais coisa pra estudar, rs.
Depois de tantas modificações minha planta baixa ficou da seguinte maneira:





1º Pavimento: Casa inicial - Sala de estar e Jantar, A. Serviço, Banheiro Social, Escritório e Quarto de Casal.





 1º Pavimento: Casa expandida - Sala de estar e Jantar, A. Serviço, Banheiro Social, Quarto Infantil, Escritório, Quarto Casal, Closet e Suíte.








2º Pavimento: Acesso pela escada. Mesmo programa da casa do primeiro pavimento.





A Casa tem inspiração Modernista e Contemporânea, com telhado em platibanda e escada com degraus vazados, além do pergolado vertical e horizontal na escada. O paisagismo acompanha a proposta.
O projeto em 3D possibilita melhor percepção do conceito e as peculiaridades. Produzido no programa Sketchup. (Ps: Fiquei com preguiça de renderizar, rs). Clique na imagem para ampliar. ;)


 


A casa tem dois acessos independentes, priorizando a privacidade. Calçada Cidadã, com piso podotátil de alerta e direcional. A escada com pergolado vertical e horizontal de concreto é o diferencial da fachada. Os degraus da fachada são vazados e o primeiro lance de escada tem 'degraus infinitos'.
Na área de lazer, espaço de churrasqueira, piscina com deck, jogo de sofá impermeável e playground. Próximo ao play, parte externa, uma horta vertical (ultima imagem), posicionada de modo a receber insolação direta como necessário.

Espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar! Sugestões são muito bem vindas!!!
Bom descanso e boas férias para todos nós!!!

Beijos da Futura Arquiteta,
Carolina Rosseto! ;)

Visitem também o blog das outras Arquiternuras:
Alice ♥ Alana ♥ Milena ♥ Pamela ♥ Thuany

5 comentários:

  1. Ficou lindo seu projeto. Gostei muito de todos os conceitos usados, principalmente o uso de horta vertical e seu 3D ficou ótimo *-*.

    ResponderExcluir
  2. Awn que lindo teu projeto em 3D, parabéns ♥

    ResponderExcluir
  3. O 3d ficou muito bom, Carol! Gostei bastante da fachada, deixou a casa mais 'sofisticada'! haha parabéns e boas férias!! <3 Beijos gigantes!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de tudo!! E o diferencial da escada na fachada ficou muito bacana!! E o sketchup é tudo de bom, adoro usar ele pra ajudar nos projetos, ficaram ótimas suas imagens em 3d, parabéns!! =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Textos com autoria de Carolina Rosseto. Se copiar, copia a autoria.
Layout base por Difluir e modificado por Isabella Ramos